aprender a amar a música antiga
appa writes on 14.May.04 at 19h02
Já se perguntou o que é a Música Antiga?

Talvez até já conheça a Música Antiga, mas conhece apenas parte dela. Há muitas pessoas que se limitam a um pequeno turfo daquilo que é a Música Antiga: em geral o Barroco. Isolando-se dos mais de 1000 anos de música que precedem o Barroco. Alguém disse que a ignorância é felicidade. Talvez até seja, mas se é esse tipo de felicidade que busca, então não desperdice mais tempo e largura de banda navegando neste site.

Agora que já lhe dei a oportunidade de se ir embora, vou dar-lhe um vislumbre do que o espera se está com curiosidade acerca da Música Antiga: isto é, música da Idade Média até ao Barroco.

Este documento PDF guia-o/guia-a numa viagem nos domínios da Música Antiga.

Introduz cada época: Idade Média, Renascença e Barroco, os seus contextos históricos e filosóficos. Para cada uma das épocas há uma faixa seleccionada por mim que a ilustra.

Tem também um glossário onde pode ver qualquer um dos termos ou dos personagens mencionados no texto.

***atenção: Leia aqui como visualizar os PDFs correctamente.

Se ainda tiver problemas a visualizar o documento puxe aqui uma versão comprimida com o gzip.

Eis uma amostra do que lá pode ler:

Um preconceito diz que a fruição da Arte é apenas para uns quantos eleitos. A minha experiência é que esta é uma das mentiras que impede o fruir da Arte na nossa sociedade. É talvez uma das mentiras que alguns têm interesse em perpetuar. Porquê? Talvez porque a Arte acede ao nosso núcleo e conduz-nos a um novo nível de entendimento de nós próprios e do que nos rodeia. Munidos deste entendimento podemos tomar melhores decisões, e ganhar uma distância considerável de denominada opinião pública. A multidão é mentira, escreveu Kierkegaard.

Este escrito leva-nos numa primeira caminhada pela Música Antiga. Desde a Idade Média ao Barroco. Futuramente trilharemos as sendas da música contemporânea e de alguma música Romântica. Um dos muitos indícios que nos dizem que a Música Antiga está próxima da nossa era é o facto de muitos compositores contemporâneos se servirem da música antiga como fonte de ideias. Produzindo Arte no século XXI que empresta bastante à de outrora.

A assinatura GnuPG do documento e a public key.

For those of you not reading portuguese here's an english version.