a utópica música das esferas em mafra
appa writes on 18.Oct.04 at 14h32
Assisti ontem a um muito bom concerto em Mafra, integrado VIII Festival Internacional de Música de Mafra: a OrchestrUtopica apresentou um programa intitulado: A Música das Esferas.

Este programa com ressonâncias místicas — Kepler, Pitágoras — aborda a religiosidade na música. A religiosidade no sentido lato, da ligação ao todo, do universo do qual fazemos parte, sendo nós próprios um universo em si mesmo. Como um fenómeno a múltiplas escalas.
festival península em oeiras: a música ibérica
appa writes on 14.Oct.04 at 21h52
A Câmara Municipal de Oeiras organiza um festival que tem por tema a música da península ibérica: Festival Península.

O evento decorre entre os dias 22 de Outubro e 7 de Novembro. Todos os concertos têm lugar no Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras.

Destaquo os concertos do dia 23 de Outubro pelo Ensemble Barroco do Chiado com obras de compositor do Barroco Ibérico e com géneros especificamente ibéricos, como os vilancicos.

Igualmente interessante, mesmo imperdível, é o concerto do agrupamento Mudejar dirigido por Begoña Olavide. O programa consiste em música do Medievo Ibérico, concretamente a questão da osmose entre a cultura árabe, judaica e cristã. O título é: Al-Son — muçulmanos, judeus e cristãos no reino de Al-Andaluz. Dia 30 de Outubro.
o bourgeois gentilhomme de lazar & dumestre: le ruué cé mué
appa writes on 13.Oct.04 at 21h17
Entre as várias representações agendadas, destaque para as que se integram no Festival Abeille Musique na sua primeira edição. Nos dias 11 e 12 de Novembro, no Trianon em Paris.

Lazar e Dumestre são ambos jovens, Lazar tem menos de 30 anos. E se compararmos aquilo que é a concepção que ambos têm desta obra prima dos dois Baptistes — Lully & Molière — com as concepções que em geral assistem às apresentações desta obra por William Christie, por exemplo, é notório que há aqui um salto geracional.
marco beasley & guido morini em mafra: one man opera
appa writes on 11.Oct.04 at 17h53
Assisti ontem a um excelente concerto de Marco Beasley acompanhado pelo cravista Guido Morini na bela biblioteca do Palácio de Mafra, integrado no 8º Festival de Música de Mafra.

É sem dúvida um dos melhores concertos a que vez alguma tive oportunidade de assistir. Coloquo-o num grupo reduzido ao lado do Sidus Preclarum pela Mala Punica, ou as Lamentações de Cavalieri pelo Le Poème Harmonique, e mais uns poucos.

À partida, um cravista e um cantor pouco podem fazer em termos de impressão feita no ouvinte se comparados com um ensemble instrumental maior. Uma maior estimulação sensorial traduz-se em geral por uma mais profunda impressão. Será uma regra útil, que em geral se observa, mas que, como todas as regras, tem excepções.
udite amanti e o som das lágrimas em mafra: habemos gambista
appa writes on 11.Oct.04 at 16h01
Assisti ontem a um muito bom concerto pelo agrupamento Udite Amanti integrado no 8º Festival de Mafra.

O agrupamento Udite Amanti são:

O tema do concerto é a dor, o sofrimento, a tragédia. O programa intitula-se "O Som das Lágrimas", e é o seguinte:
marco beasley: incantare cantando
appa writes on 07.Oct.04 at 13h41
Alguém disse que na aguda voz de soprano há algo de maternal e de dona de casa, e que parte do seu encanto tem precisamente a ver com esta associação.

Há uma idealização inconsciente da figura da mulher que vem à tona quando a voz da soprano nos encanta.

E a voz de tenor? Que associação inconsciente faz ela na nossa mente?

Será a voz da masculinidade? Se entendermos a masculinidade como sendo essencialmente virilidade, então a voz que melhor a representa é a de barítono. Na voz de tenor há uma tessitura demasiado ampla, entra numa zona em que a dúvida sobre o seu carácter viril nos assalta.
mafra: 10 no 10 do 10
appa writes on 04.Oct.04 at 12h46
Falta menos de uma semana para uma tarde de excelente música em Mafra.

Integrado no VIII Festival Internacional de Música de Mafra tem lugar no Domingo dia 10 de Outubro três concertos que recomendo:

  1. Udite Amanti: O Som das Lágrimas — concerto dedicado à expressão da dor e da tragédia na música italiana e francesa do séc. XVII.

  2. Jean-Guihen Queyras: música do séc. XX para violoncelo solo — num itinerário que vai desde Kodály a Kurtág.

  3. Marco Beasley com Guido Morini e o Accordone: Recitar Cantando — uma viagem pela música cantada do séc. XVII italiano.

john o'donnel na sé de lisboa: bach diluviano
appa writes on 02.Oct.04 at 20h46
Assisti ontem a um concerto medíocre de órgão na Sé, dado pelo organista John O'Donnel.

Um concerto totalmente preenchido com obras de Bach. O programa interpretado foi:
carlos seixas pela tarde e noite dentro em mafra
appa writes on 28.Sep.04 at 23h26
O VIII Festival Internacional de Música de Mafra homenageia Carlos Seixas de uma forma original. Durante toda a tarde de Sábado, dia 2 de Outubro, alunos das várias escolas superiores de música interpretam a integral das sonatas para instrumentos de tecla.

Órgão e cravo. Tem início às 14h45 na Basílica fazendo uso dos 2 órgãos já restaurados, dos 6 que perfazem o conjunto.

Concertos em paralelo às 15h00, 17h00 e 19h00 ocorrem em vários locais do Palácio. O que permite aos visitantes experimentarem a música como parte integral da visita, ou aos melómanos experimentarem a visita como parte integral dos concertos.
barthold kuijken flutes stolen at the hague central station
appa writes on 27.Sep.04 at 20h30
I'm posting this here in the hope that someone might come here and read the text and can give some information about the missing flutes.

Here it is the quote of Barthold Kuijken's mail:
first page
previous page
... 4 5 6 7 8 9 10 11 12
next page
last page