música italiana do séc. xvii em são vicente de fora: melomania universalis
appa writes on 26.Sep.04 at 20h03
Assisti ontem a um excelente concerto de órgão em São Vicente de Fora. Parece que finalmente o Sétimo Festival de Órgão de Lisboa voltou a oferecer concertos ao nível que nos habituou.

Começou com o bom concerto de sexta-feira na Basílica da Estrela, dedicado a Carlos Seixas. O melhor momento desse concerto foi para mim o modo magnífico como António Duarte tocou a sonata nº 41 em Fá Maior de Seixas. Explorando com mestria os registos do órgão da Estrela.

Igualmente bem esteve o Coro de Câmara de Lisboa dirigido por Teresita Gutierrez Marques. Muito afinado, e com controle.
o órgão ibérico através dos séculos: nem bom vento nem...
appa writes on 24.Sep.04 at 15h04
Assisti ontem a um mau concerto de órgão na Igreja de São Vicente de Fora.

O organista Oscar Candendo interpretou:
música antiga ao sul: 6º encontro de música antiga de loulé
appa writes on 17.Sep.04 at 17h50
Integrado na sexta edição dos Encontros de Música Antiga deLoulé vão ter lugar uma série de concertos.

Os concertos fornecem uma rara oportunidade de os melómanos mais ao Sul poderem ouvir bons intérpretes de Música Antiga.

O programa dos concertos é o seguinte:

  1. 26 de Setembro: grupo Contraverso na Igreja de S. Francisco em Loulé. Traverso , violino, viola da gamba , violoncelo e cravo. Obras de J.S. Bach , C.Ph. E. Bach e Telemann.

  2. 27 de Setembro: Canto e Alaúde/Teorba & Ensemble de Flautas de Loulé na Igreja Matriz de Salir. Obras dos Cancioneiros de Elvas e
    Paris, peças de Claude Gervaise , Gabriel Bataille ,Dowland, Holborne, Francesca Caccini, Monteverdi, G. Gabrieli.

  3. 28 de Setembro: L'Antica Musica no Centro Cultural de S. Lourenço de Almancil. Tenores , flautas de bisel, viola da gamba, teorba. Obras de H. Schütz, O. Gibbons, H. Purcell, G. Carissimi.

  4. 29 de Setembro: Vox Angelis na Igreja Matriz de Alte. Soprano, Baixo/barítono e cravo. Obras de Pergolesi, J. S. Bach, Handel, Caccini ,Gluck, Mozart

  5. 30 de Setembro: Banchetto Musicale na Igreja Matriz de Boliqueime. Sopranos ,barítono, flautas de bisel, alaúde/teorba e viola da gamba. Obras de: Monteverdi, Frescobaldi, Castello, Diego Ortiz, van Eyck.

  6. 1 de Outubro: Brisk Recorder Quartet Amsterdam na Igreja Matriz de Loulé. Quarteto de flautas de bisel. Obras de Petrus Alamire, H. Isaac, Rodrigues Coelho, Ghiselin, Jean de Richafort, Theo Verbey.

  7. 2 de Outubro: Grupo Exaudi na Igreja de Querença. Soprano, viola da gamba baixo, guitarra barroca e tiorba. Obras de José Marin, Juan Hidalgo, Francisco Guerau, Enrique Botelero.

ensemble barroco do chiado no ccb: galante ma non troppo
appa writes on 13.Sep.04 at 23h08
Assisti ontem a um excelente concerto no pequeno auditório do CCB. Excelente dadas as circustâncias de grande da parte da música lá tocada não me cativar por aí além. Exceptuo o C.P.E Bach.

O programa interpretado foi:
8º festival internacional de música de mafra
appa writes on 05.Sep.04 at 19h48
Vai na oitava edição o Festival Internacional de Música de Mafra que tem trazido a Portugal intérpretes de excepção, como sucedeu o ano passado com a pianista Joanna McGregor, que deslumbrou todos os que estiveram numa bela tarde outonal de domingo na biblioteca do Palácio de Mafra. Quem disse que a música contemporânea não é comunicativa?

Este ano a surpresa vem pela belíssima voz do tenor Marco Beasley. Que com o seu modo de Recitar Cantando encanta auditórios por esse mundo fora.
7º festival de órgão de lisboa
appa writes on 30.Aug.04 at 22h08
A edição deste ano do Sétimo Festival de Órgão de Lisboa destaca para além da efeméride dos 300 anos do nascimento de Carlos Seixas, também os 450 anos da Morte de Francisco Correa de Arauxo (1584-1654): organista e tratadista de música organística ibérica.

Quem nunca ouviu as peças de orgão de Bach ao vivo, jamais pode dizer que conhece as peças para orgão de Bach. Há algo na sua música que só se percebe lá, quando se ouve o orgão e a sua interacção com a acústica da igreja.
josé carlos araújo nos mártires: habemos organista
appa writes on 30.Aug.04 at 20h35
Foi o passado Sábado que assisti a um bom concerto de orgão na Basílica dos Mártires em Lisboa.

O programa interpretado foi o seguinte:
vgm: gostar, ouvir, comprar
appa writes on 16.Aug.04 at 21h27
Abomino os Centros Comerciais, sejam eles de kultura, ou de outra coisa qualquer. Desagrada-me o ar blasé de uma FNAC, em que se arruma a música clássica a um canto envergonhado. Desagrada-me ter que aturar a música da berra aos berros, ter que estar numa fila para poder ouvir um disco com potencial de me interessar. Desagrada-me o ar de cultura descartável que permeia estes locais. Para não falar das turbas que sobre eles se precipitam, e que falam forte e longamente ao seu telemóvel para perguntar: "o que devo comprar para oferecer a X", ou a resumir o último episódio da novela da têvê.
orchestrutopica em cascais: niente pimba
appa writes on 05.Aug.04 at 21h57
Assisti na passada terça-feira em Cascais a um muito bom concerto pela OrchestrUtopica. Quase a fechar o 30º Festival de Música do Estoril.

Confirmou a minha ideia de que a OrchestrUtopica é melhor orquestra portuguesa no repertório contemporâneo. Toca sempre com muita entrega, com uma atitude de grande comunicabilidade com o público, mostrando que esta música, usualmente associada a ambientes sisudos, tem nela muito de divertido.

O programa interpretado foi o seguinte:
festival de música sacra do baixo alentejo
appa writes on 16.Jul.04 at 22h09
Capitalizando o sucesso da primeira edição do Festival de Música Sacra no Baixo Alentejo "Terras sem Sombra" que teve lugar em 2003, a Diocese de Beja em conjunto com a associação a Arte das Musas promove este ano a segunda edição.

Versando o tema da relação entre o sagrado e o profano — a interrelação entre as duas, quando a música sacra busca inspiração na profana.

São 7 concertos distribuidos por 7 igrejas em 7 concelhos diferentes do Baixo Alentejo, e uma conferência leccionada por Rui Vieira Nery com o título Modelos eruditos e tradições populares na música sacra portuguesa.
first page
previous page
... 5 6 7 8 9 10 11 12 13
next page
last page