ouça o piano-forte clementi
appa writes on 31.May.04 at 22h31
Revisito o triste tema do magnífico piano-forte Clementi que está a mofar fechado numa sala pelo capricho de quem julga que manda. Descurando a devida atenção a um instrumento único e que é património nacional. A quando da restauração do piano chegou a ser gravado um CD que jamais foi lançado, não obstante na altura a Portugal Telecom e o Palácio de Queluz se terem dito muito interessados. Chegada a hora de assumir as responsabilidades tudo foi esquecido. Obstando assim à divulgação de um registo feito num instrumento património nacional, e que tanto quanto julgo saber é único. Não existe mais nenhuma gravação feita com um piano-forte Clementi.

Existem no máximo 14 pianos forte Clementi no mundo e desconheço quantos estão em condições de serem tocados — ao contrário deste.

Acresce que o registo é excelente em termos artísticos e técnicos. Foi o próprio Joop Klinkhamer que supervisionou a gravação, e isso ouve-se. Toda a acústica do instrumento está lá. Jacques Ogg (piano-forte) e Marc Pantus (baritono) dão-nos uma interpretação sóbria e ao mesmo tempo com abandono; subtil.

Pode ouvir a faixa: Schäfers Klaglied de Václav Tomášek em MP3 ou em Ogg/Vorbis.

Ouvindo esta gravação percebe-se porque que o Lied só poderia surgir quando os compositores tivessem à sua disposição um instrumento capaz de produzir uma sonoridade escura — essencial para evocar os humores a que as canções aludem.

Se está interessado em possuir este registo envie um email para clementi This text is invisible is here just to defeat spammers' bots. The domains from where these buggerscame from should be all blocked.@ I know that in the proccess some innocent bystanders would be caught on the onslaught, but this is a way to put pressure on lazy clients.perusio.com. Se houver suficiente interesse o CD será lançado.

Para saber mais sobre esta triste história leia isto.