vii encontros de música antiga de loulé: ao sul
appa writes on 05.Aug.05 at 22h08
cidade de Loule

A edição VII dos Encontros de Música Antiga de Loulé decorre entre os dias 15 de Setembro e 22 de Outubro. Os concertos, todos com início às 21h30 decorrem em vários locais do concelho de Loulé.

Os encontros tem o incansável Francisco Rosado como o seu mentor. Director do Ensemble de Flautas de Loulé.

Para além da componente concertística, os Encontros têm também uma componente pedagógica com masterclasses. Mas para já os concertos.

A programação compreende concertos que vão desde o Trecento vespertino de um Matteo da Perugia a um matutino Romantismo de um Gluck. Passando pela Renascença e Barroco.


  1. 15 Setembro 2005: “Música para o teatro de Gil Vicente” e “Música no Tempo de Luís de Camões”. Segréis de Lisboa — Igreja Matriz de Alte.

  2. 17 Setembro 2005: Magic” — música medieval, renascentista e barroca. Flanders’ Recorder Quartet — Igreja Matriz de Boliqueime.

  3. 23 Setembro 2005: Música dos séculos XVII e XVIII — Monteverdi, Stradella, Handel, J.S. Bach, Gluck, Mozart. Vox Angelis — Igreja Matriz de Querença.

  4. 24 Setembro 2005: De Henrique VIII de Inglaterra a Pachelbel — música europeia dos séculos XVI e XVII para grupos de flautas. Ensemble de Flautas de Loulé — Igreja Nª Sª da Conceição, Quarteira.

  5. 25 Setembro 2005: Obras de Froberger, Carlos Seixas, Louis Marchand & Telemann. Recital de flauta de bisel, cravo & clavicórdio. João Paulo Janeiro toca os instrumentos de tecla e Pedro Couto Soares a flauta de bisel. Na Igreja Matriz de Salir.

  6. 1 Outubro 2005: Música na Europa na Era Tudor — Um percurso musical pela Península Ibérica, Itália e Inglaterra durante a dinastia Tudor inglesa — peças de Francisco Guerrero, Roland de Lassus, William Byrd, Thomas Tallis e Peter Philips. Officium grupo vocal — Igreja de S. Francisco, Loulé.

  7. 5 Outubro 2005: Le Sentir Portugais — obras de Pedro Avondano, Francisco António de Almeida, Domenico Scarlatti e Georg Philipp Telemann — Orquestra Barroca Divino Sospiro — Igreja Matriz de Loulé.

  8. 21 Outubro 2005: Vénus e Adónis de John Blow — masque para entretenimento do Rei — em versão de concerto. Grupo Vocal Olisipo e Agrupamento Instrumental — Cine Teatro Louletano — Concerto Integrado na programação de Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e com a colaboração da Academia de Música Antiga de Lisboa.

  9. 22 Outubro 2005: Trecento — música dos séculos XIV e XV — Centro Cultural de São Lourenço de Almancil. Jill Feldmann & Kees Boeke. Este é concerto integrado na programação de Faro Capital Nacional da Cultura 2005 e com a colaboração da Academia de Música Antiga de Lisboa.


Alguém disse que é sempre deselegante recomendar o nosso próprio gosto, mas desonesto recomendar outro que não o nosso. Donde para mim o concerto incontornável desta programação é o de Jill Feldman e Kees Boeke. Ambos ex-membros da Mala Punica de Pedro Memelsdorff e que nos oferecerem momentos sublimemente inesquecíveis da Arte com os concertos e registos da difícilmente bela música de Perusio, Ciconia, Zaccara, &c.

Obviamente que a programação tem um muito bom nível. E dá para todos os gostos. Uma coisa é certa: quem for a estes concertos todos ficará com uma muito boa ideia daquilo que é a chamada Música Antiga. Vale a pena ir ao Sul quando a canícula estiola, ou se vale.

Os concertos são todos de entrada livre.

Tal como sobredito, há uma vertente pedagógica nestes encontros. Assim têm lugar duas masterclasses.

Informações podem ser obtidas pelo telefones 96 393 11 68 e 28 940 08 80; pelos faxes 28 940 09 05/02 ou pelo email francisco.rosado This text is invisible is here just to defeat spammers' bots. The domains from where these buggerscame from should be all blocked.@ I know that in the proccess some innocent bystanders would be caught on the onslaught, but this is a way to put pressure on lazy clients.iol.pt.